SALON EMPRENDEDOR

SALON EMPRENDEDOR
FABRICAS INSTALADAS E FUNCIONANDO P/EMPREENDER

sábado, 12 de setembro de 2009

Maquinas Processar Polpa Frutas Como Adquirir Pequena Fábrica.

MAQUINAS PRODUÇÃO POLPAS DE FRUTAS Como Produzir Polpas

Fabricacao, Produção e Processamento Polpa de Fruta, Como Fabricar, Como Montar uma Fabrica para seu Negocio Produtivo. Sua Própria Fabrica
Polpa de Frutas ¿Como Fabricar? ¿Como Montar Pequena Fabrica?



INSTALAÇÃO E EQUIPAMENTOS PARA MICRO INDÚSTRIA DE POLPAS


O fluxograma de produção é determinante para a instalação e disposição dos equipamentos para a funcionalidade dos processos nas diferentes áreas do processamento, dentro da indústria.

Descrevemos as áreas mais importantes que contem o fluxograma de produção para uma micro pequena fábrica, com seus equipamentos necessários, bem como acessórios e ferramentas básicas para sua operatividade produtiva.

PARA IMPLANTAR SUA PEQUENA FABRICA DE POLPAS:
Contatos com; salonemprendedor@yahoo.com

Fluxograma Básico de Produção de Polpas

Colheita- Pré-seleção

Classificação – Pré-lavado

Recepção– Pesagem

Lavagem – Sanitização- Descartes

Enxaguar – Desclorificar

Cortes – Descascados

Tratamentos – Escaldados

Despolpado – Refinado

Homogenização

Embalar – Selar -Etiquetar

Congelamento – Armazenagem

.
PARA VER FOTOS E IMÁGENES VISITAR.
http://salonemprendedor.blogspot.com/
.
OS EQUIPAMENTOS E MAQUINAS POR SEÇÕES.
Vamos compor aqui uma pequena unidade de produção para uma capacidade de 100/150 Kg de polpa por día, a pesar de que o potencial pode ser ampliado, partiremos com estes indicadores, as instalações não incluem área de escritório. Iniciaremos por:

01) A Recepção das frutas, matéria prima. Aqui é necessário contar com 1 balança (recomendável uma de 250 kg) destinada a pesagem da fruta em caixas. Além de uma área de 02/03 m², 01 pequeno armário para arquivos. Pessoal coma indumentária adequada, material de controle como: placas, quadros, canetas etc,.

Preparação das Frutas:
Lavagem e Sanitação para o Processo de Fabricação


02) Área de Pre-lavado e Lavado: Pessoal equipado com tocas, botas, luvas, aventais impermeáveis, escovas manuais etc. Equipamento 01 lavador com sistema para imersão lavagem das frutas. O projeto criou um lavador de 03 pias com duchas individuais que permite estas tarefas com ótimos resultados de higienização e sanitação. É necessário 02 baldes de plástico de 50 lts para imersão e apoio ao lavador a fim de aumentar a produção, 01 móvel metálico para todo os utensílios. Uma área de 4/4.5 m². para 02/03 operadores


03) Área de Cortes e Descascamentos: Pessoal equipado completo, sem contato direto com as frutas, sala com paredes lisas e azulejadas, piso liso e lavável com deságües, ventilada e protegida por telas anti-mosquitos, as quais devem ser ampliadas a toda instalação da unidade de produção.

Os implementos: 01 bancada de aço inoxidável ou de cimento com azulejos de 2.40m; 01 pia de mão; 03 tabuas de corte de poliuretano duro; 02 facas grandes e 02 pequenas para cortes de limpeza, 02 extrator de miolos, 02 descascadores de cabeça móvel e manual, bandejas de plástico brancas 03 de borda alta 01 borda baixa, 01 recipiente esterilizado para cascas sanitadas e para armazenagem, 01 para resíduos, 01 moinho comum para moenda de frutas duras, cenouras, beterrabas, etc. Área necessária 03/04 m².

04) Área de Escaldado, 01 fogão semi industrial para esquentar água com panela esmaltada ou de aço inoxidável de 15/20 lts, 01 cesto em aço inoxidável ou cromado, para imersão das frutas, (menor que a panela), a opção por vapor em banho maría é mais aconselhável, 01 recipiente para água fria com gelo para esfriar as frutas. Não são todas as frutas que necessariamente se devem escaldar. Nesta área são necessários 02 operadores e uma área de 03/04 metros2, 01 bancada de trabalho em aço inoxidável ou de cimento com azulejos de 1.20 mts.

05) Área de Despolpado; Setor protegido com área de deságüe para o lavado da maquina, antes e depois de cada dia de operações, 01 operador equipado e protegido do contato com a polpa, pisos e paredes lisas laváveis e azulejadas, separador de seção ou divisória lavável, área totalmente a séptica, desinfetada com esterilização aérea, antes de despolpar, com vaporizador tipo aerossol de gatilho manual, contendo mistura de álcool puro ao 18% com água.


Equipamento e maquinarias: 01 Despolpadora com capacidade para 50/80 kg hora. Completamente em aço inoxidável, elétrica com motor e instalação individual, 01 liquidificador de 03/05 litros para tarefas de homogeneização ou de trituração de apoio da máquina (necessário para algumas frutas), 02 recipientes exclusivos para recepção de polpa, 01 para o bagaço, 01 Bancada de apoio para operações, 01 colher-espátula de goma alimentar para alimentar a maquina despolpadora, 01 pulverizador manual para desinfecção da área, 01 torneira com extensão e ducha manual ou pistão de água para a lavagem da maquina, 01 armário para os elementos de higiene y desinfecção exclusivos para secção. Área necessária 3.5 m².

06) Área de Fracionamento e Selagem de Polpas; área com bancada para 02 operadores, com 01 armário metálico para insumos e acessórios, 02 tomadas elétricas, 02 funis para apoio de fracionamento e jarras de 01/02 litro com graduação.

Equipamentos e maquinas: 01 tanque dosador de 15/20 litros com uma torneira e bico dosador, todo em aço inoxidável, 01 seladora e soldadora elétrica de bolsas plásticas com temporizador com 30/40 cm de área de selagem, 01 balança eletrônica para pesagem de 50 grs. a 05 kg, 01 marcador de datas de validade para os produtos. Área necessária para 02 operadores de 03/04 m².

07) Área de Congelamento Rápido, é um setor continuo ao selamento e pesagem das bolsinhas de polpas, que deverão ser imediatamente dispostas no congelador rápido e acomodadas para seu congelamento, o qual deve alcançar seu ponto de congelamento total das polpas dentro de um tempo máximo de 6/8 hrs

08) Área de Armazenamento Congelado, uma vez alcançado o ponto de congelamento na etapa anterior, se deve acomodar nesta área para seu armazenamento, para aguardar o momento de sua expedição das polpas para venta e transporte ao ponto de comercialização.

09) Expedição e transporte: é necessário caixas de isopor ou caixas térmicas para o repartição e entrega dos produtos, levando em conta que seu tempo de exposição não deve ultrapassar 06 horas, e mantidas em gelo nestes recipientes adequados com isolamento térmico.

RECOMENDAÇÕES DE INSTALAÇÃO> AREA DE 24/26 mts²

Para obter mais informações:

S A L O N E M P R E N D E D O R
Brasil – Argentina – Paraguai – Chile – Equador - Venezuela
Sede: São Paulo-Brasil
Tel:55-11-2805-1262
Fax:55-11-2805-1262
Tel. 55-13-3029-0607
Tel: 55-13-3596-6809
e-mail: salonemprendedor.br@gmail.com
MSN: salonemprendedor@hotmail.com
Skype:salon.emprendedor.br

7 comentários:

  1. solicito um orçamento,com oe equipamentos necessarios para uma mini fabrica.

    ResponderExcluir
  2. solicito orçamento dos equipamentos para mini fabrica.
    cristianof8@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. solicito um orçamento,com oe equipamentos necessarios para uma mini fabrica.

    ResponderExcluir
  4. gostaria que me enviassem o orçamento de maquinas que processe caju, manga e abacaxi, e embaladora de 100 e 1000g, maquinas de processamento de pequeno porte 50 e 100 kg, obrigado: dejarianfarias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,

    Gostaria de saber o valor dos equipamentos para começar um negocio neste ramo.
    willianhartz@gmail.com

    Aguardo
    Willian

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de receber a cotação referente as maquinas para a fabricação de polpa de frutas, sou do litoral paulista e acho que este empreendimento pode vir a lucrar.
    Meu email: sergiobeio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Agradecemos seu contato e interesse, de imediato estaremos enviando a proposta conforme solicitado!

    Att.
    Itani Junqueira
    Coordenadora de Atendimento

    ResponderExcluir