SALON EMPRENDEDOR

SALON EMPRENDEDOR
FABRICAS INSTALADAS E FUNCIONANDO P/EMPREENDER

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sua Idéia de Negócio se Transformando No Plano de Negócio

Quer Planejar a Montagem da sua Pequena Fábrica ou Micro Indústria?

Segue abaixo, dicas para ajudar a montar seu plano de negócio.







Estas e outras são interrogantes muito comuns para pessoas que desejam empreender mais não tem segurança com relação a viabilidade/ sustentabilidade do mercado ao qual deseja atuar, por tal motivo listamos as principais interrogantes para estruturar sua “Idéia de Negócio”.

Um Guia prático, utilizado na formação de empreendedores técnicos, pelo Salon Emprendedor de autoria do nosso diretor Luis Quezada, é usado em nossos programas de acompanhamento empresarial aos empreendedores produtivos (fabricantes), mais aplicável a qualquer negócio, permite posicionar suas idéias de empreendimento, para alcançar a formação mais aplicativa da própria “idéia de negocio” cujo objetivo é simplificar seu processo e criar uma ferramenta de reflexos rápidos na tomada de decisão, Se trata de uma metodologia pratica, de execução e captura do mais essencial de uma Idéia de negocio, sem a necessidade de recorrer a longos estudos teóricos, que são muito comum nos empreendedores sem pratica empresarial.

Sabia você que existe uma porcentagem muito alta de grandes empresários e empreendedores exitosos, que não fazem uso de planos de negocio, é dizer, não elaboram por escrito em formato de plano de negocio suas idéias, mais sim, tem na ponta da língua, um bom resume, convincente e persuasivo de sua “idéia de negocio” que faz com que seus interlocutores se sintam atraídos e cativados com a Idéia.

O que significa “a Idea de negocio”, em parte esta pergunta já foi respondida no parágrafo acima mais vale uma explanação mais detalhada a respeito .

A “idéia de negocio” deve ser um resume ou como gostamos de chamar: um extrato essencial da Idea ou proposta do seu negocio, na pratica deve responder sem titubeios e de forma convincente as seguintes perguntas:
A-) De que se trata seu negocio? (Isto pode ser escrito em 02 linhas ou falado em não mais de 30 segundos)
B-) Como e porque esse negócio é rentável? (Demonstre com exemplo aplicativo e pratico, tal como a resposta de que 2+2 é igual a 4).
C-) Como se implementaria este negócio? Demonstre sua capacidade e recursos que possui para realizar seu projeto, ( descreva em um minuto ou no máximo 5 linhas).

Isso e ter ou montar una idéia de negocio! o resto, é resto! são apenas boas ideais, mais como dizemos em um dos artigos anteriores: “de boas idéias e boas intenções os cemitérios esta cheio”.

Lembre que neste mesmo instante, agora, enquanto você esta lendo este post, existe milhões de idéias sendo criadas, lapidadas e divulgadas, mais só as idéias capazes de se converterem em realidade serão excelentes idéias.

Mais vamos deixar por enquanto de lado estas definições e vamos a cuidar da sua idéia.

Mãos a obra e comecemos responder algumas perguntas que servirão de base para montar o marco conceitual e a lógica de nossas idéia de negocio que pretendemos montar.
Tecnicamente montamos perguntas que estão abordadas de forma metodológica a fim de criar um conceito de negocio, possuem a base para armar posteriormente seu Plano de negócios, para que desta forma você empreendedor possa ir em busca de seu financiamento, ou simplesmente possa te servir de guia no direcionamento de seu negocio planificado.

Sugerimos assim como fizemos, para que cada interrogante tenha sua prioridade dentro da abordagem teórica, vale ressaltar que se você empreendedor com base em sua experiência ou dedução acredita que deve ser abordado de diferente maneira ou ordem, não se preocupe, faça! Deixe que sua intuição e percepção sejam seus guia.

Lembre-se que se a razão com conhecimento teórico de administração fosse a formula do êxito, todos os PHD’s , Mestres e Doutores em administração de empresas, seriam empresários e donos de grandes multinacionais.

Sem mais “delongas” vamos as interrogantes para montar sua idéia de negócio:

1-) Já tem uma idéia entusiasmante e contagiante, o suficiente como para repensar e trabalhar planejando a viabilidade da sua idéia de negócio?
2-)Quais são seus recursos predominantes, os que já dispõe para o desafio: Capital, experiência, tecnologia, especialidade, habilidade, conhecimento, instalações, relacionamentos, comportamentos etc. (agregue mais alguns se desejar)
3-)Que recursos determinante exigiria este empreendimento?
4-)Já tem um referencial básico de mercado, sobre os produtos de seus concorrentes diretos e indiretos, seus preços, qualidade, distribuição, etc.?
5-)Sabe quanto poderiam pagar pelo seu produto? Isso seria lucrativo o suficiente para você?
6-) A que tipo de consumidor estará dirigido seus produtos e serviços?
7-)Por que seu empreendimento promete ser um sucesso no mercado, quais são seus diferenciais, que permitirão sua introdução e posicionamento no mercado?
8-)Que segmento especifico de mercado será atendido pela sua fábrica?
9-)Que setor do mercado seria mais rentável para seus produtos, y que recursos deveria acionar para poder ter acesso a ele?
10-)Que serviços acompanham os seus produtos que permitem sua aceitação no mercado?
11-)Quanto você acredita que seja o capital inicial aproximado que precisa para este negócio?
12-)Quais seriam os volumes de produção e venda que poderiam ter ou controlar em uma 1ª , 2ª e terceira etapa, com quanto de caixa poderia contar?
13-)Ja tem um plano de vida para você, e já conseguiu se enxergar nele? Nesse plano de vida já contempla seu novo empreendimento, seria este, um bom complemento na sua vida?
14-)Qual pauta de produtos selecionará para 1ª etapa e para as outras?
15-)Já monto sua agenda de evolução para ver a viabilidade do negócio?
16-)Que preparação e motivação você tem que possam impulsionar a montagem deste negócio com êxito e que experiências podem te ajudar?

Esperamos que com este questionário de orientação aplicativa, sirva de guia para montar tecnicamente sua idéia de negocio, ao completá-lo em parte já terá uma base sólida para seu Plano de Negócios, seja para guiar seu negocio ou tenha para pleitear um financiamento.

Este Blog de conteúdo tem a intenção de fornecer informações relevantes para futuros empreendedores que desejam montar um negócio produtivo.

O Salon Emprendedor Brasil utilizará este blog também para ofertar PLANTAS COMPLETAS de fabricação. Incluindo os processos e formulas técnicas, com equipamentos industriais apropriados para micro indústrias.


S A L O N   E M P R E N D E D O R  
Tel: 55-11-5087-8868Cel: 55-13-99677-4799 (Whatsapp)
Skype:salon.emprendedor.br
Site: www.salonemprendedor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário